Início Promissor: Mentoria 2024 Fortalece Laços e Desperta Potenciais
Na última sexta, 3 de maio, aconteceu o primeiro encontro presencial entre mentores e mentorados no Programa de Mentoria 2024. O evento, realizado na sede do Instituto Eurofarma, reuniu os 60 participantes - 30 jovens estudantes dos cursos de Iniciação Profissional e 30 gerentes e diretores de diversas áreas da Eurofarma em dinâmicas para que se conhecessem e estreitassem o laço de parceria entre eles.
O objetivo era claro: estabelecer conexões genuínas e cultivar parcerias sólidas entre mentores e mentorados, eles mergulharam em dinâmicas empolgantes projetadas para quebrar barreiras e abrir caminhos para uma jornada de crescimento conjunto.
O Programa de Mentoria não é apenas uma iniciativa isolada; é um compromisso enraizado na missão do Instituto Eurofarma apoiado pelo Instituto Joule em conjunto da participação da área de Responsabilidade Social da Eurofarma.
À medida que avançamos nesta jornada coletiva, estamos moldando não apenas profissionais talentosos, mas também líderes e agentes de mudança. Unidos pelo propósito comum de crescimento e realização, o Programa de Mentoria 2024 está destinado a deixar um legado duradouro de empoderamento e excelência. O futuro é promissor, e juntos, estamos prontos para abraçá-lo.

Nos dias 9 e 10 de outubro, o Instituto Eurofarma promoveu a segunda edição da Feira de Empregabilidade, uma iniciativa que reuniu jovens em uma verdadeira imersão de preparação para o mercado de trabalho. Durante o evento, os participantes puderam vivenciar uma série de atividades práticas e formativas, como a Oficina de Teste Vocacional, a Oficina “Meu Perfil Profissional”, o bate-papo sobre carreira e o encontro “Como montar um currículo”. Além disso, os jovens tiveram a oportunidade de tirar fotos oficiais para a montagem do perfil no LinkedIn, contribuindo para uma presença profissional ainda mais completa. “A 2ª Feira de Empregabilidade do projeto levou a educação transformadora para a prática, capacitando jovens e promovendo inclusão socioeconômica. Do conhecimento às oportunidades reais no mercado de trabalho, foi um sucesso!” - Renato Souza, Gerente da Unidade Educacional O Brasil é um país repleto de talentos, mas ainda enfrenta grandes desafios na educação: cerca de 47 milhões de brasileiros com 25 anos ou mais não concluíram o ensino médio. Por trás desses números, estão histórias de quem precisou começar a trabalhar cedo, de famílias sem acesso a uma educação de qualidade e de sonhos que, muitas vezes, foram adiados. É diante desse cenário que o Instituto Eurofarma atua há 20 anos, com o propósito de tornar o ensino mais acessível e ampliar as oportunidades de formação profissional. Nesse período, milhares de jovens foram impactados por iniciativas que os preparam para o mundo do trabalho e fortalecem sua autoestima, mostrando que são capazes de alcançar grandes conquistas e acreditar no poder da educação.

Celebrado em 21 de setembro, o Dia da Árvore reforça a importância da preservação ambiental e convida a sociedade a refletir sobre o impacto de suas ações no futuro do planeta. A data deve ser vista como um momento de conscientização sobre nossos hábitos, já que eles afetam diretamente as gerações futuras. No Projeto Matéria-Prima, as crianças aprendem desde cedo a importância de preservar a natureza por meio do ateliê socioambiental. “As crianças observam a biodiversidade, com destaque para espécies nativas de diferentes biomas, e percebem como esses seres vivos atraem aves, insetos e outros animais, fortalecem o solo e favorecem o crescimento da vegetação ao redor”, explica a educadora Fernanda Chadi. As atividades incluem desde a observação de espécies locais até o cultivo de árvores nativas, que contribuem para a formação de espaços verdes. Esses ambientes auxiliam na infiltração da água, reduzem enchentes e tornam o ecossistema mais equilibrado. Para celebrar a data, os alunos participaram de uma aula especial sobre os ipês. Pesquisaram as principais espécies da região, pintaram suas flores, criaram herbários e identificaram pontos no território onde é possível coletar sementes. Neste mês, as crianças também tiveram a oportunidade de transformar uma garagem, localizada em frente ao projeto, em uma horta, um novo espaço verde com diversas hortaliças que elas mesmas plantaram. O aprendizado vai além da sala de aula: os alunos entendem que cuidar das árvores e semear novos locais frutíferos é cuidar do bem-estar coletivo. “A arte pode ir além do ateliê ao inspirar práticas como a economia circular e o empreendedorismo, unindo criatividade, reciclagem e até os plantios urbanos como recursos de transformação. Dessa forma, sensibiliza para novas formas de pensar, produzir e cuidar do meio ambiente no cotidiano”, conclui Fernanda.

O ano do vestibular é marcado por um turbilhão de emoções. A ansiedade de escolher caminhos, a expectativa pelo futuro e a euforia diante da possibilidade de transformar sonhos em realidade se misturam a cada passo. No Instituto Eurofarma, esse momento ganha ainda mais significado. Os alunos do programa Bolsa de Estudos estão se dedicando intensamente para conquistar uma vaga nas grandes universidades. Atualmente, a iniciativa apoia 179 estudantes, distribuídos entre três colégios parceiros (Certus, Crescer Sempre e São Luiz Gonzaga), que oferecem todo o suporte necessário para que consigam enfrentar essa etapa com êxito. “Minhas expectativas para o vestibular vão além da aprovação: vejo esse processo como aprendizado e crescimento. Sei da concorrência em Medicina, mas estou determinada a dar o meu melhor e transformar cada prova em experiência. Minha preparação tem sido desafiadora, mas o apoio do Instituto Eurofarma abriu portas que mudaram minha trajetória. Sem o programa, talvez eu nem sonhasse com a faculdade. Hoje, eu e meus pais acreditamos no poder da educação e é essa força que me impulsiona a seguir firme na conquista da minha vaga”, conta Isabeli Araújo, aluna do colégio São Luiz pelo Programa bolsa de estudos Assim como Isabeli, muitos jovens sonham em alcançar a universidade, mas precisam de oportunidades para se preparar. Pensando nisso, o Instituto está oferecendo o Intensivão ENEM, um curso online gratuito, com aulas de segunda a quinta-feira ou aos sábados, voltado a alunos de escolas públicas de todo o Brasil. As inscrições estão abertas! Para participar, é preciso ter entre 17 e 29 anos e estar cursando o 3º ano do Ensino Médio ou já ter concluído os estudos. Se você conhece alguém que se encaixa nesse perfil, compartilhe essa oportunidade!

A infância é uma das fases mais importantes da vida. É quando as crianças descobrem o mundo por meio das cores, sons, cheiros e texturas e também começam a construir hábitos que podem acompanhá-las para sempre. Nesse processo, a alimentação tem um papel essencial: garante energia e saúde, fortalece o aprendizado, promove bem-estar e cria momentos de convivência. Quando uma criança tem acesso regular a refeições de qualidade, nutritivas e servidas nos horários corretos, ela tem melhores condições de crescer de forma saudável e desenvolver todo o seu potencial. Esse direito fundamental, quando garantido, se reflete diretamente em um aprendizado mais fácil e em um futuro com mais oportunidades. No entanto, quando esse direito à alimentação é negado, a infância pode ser marcada por desafios que afetam não só a saúde, mas também as capacidades de aprendizado e as perspectivas para o futuro. É com essa compreensão que o Projeto Matéria-Prima vê a alimentação como um pilar essencial da educação. O projeto não se limita a oferecer atividades formativas; ele garante refeições completas e balanceadas para seus alunos, o que contribui diretamente para o desenvolvimento integral de cada um. Nas unidades de São Paulo e Itapevi, são servidas, em média, 20 mil refeições por mês, que incluem café da manhã, almoço e café da tarde. Essa iniciativa reforça o compromisso do projeto em garantir que cada criança tenha as condições necessárias para um futuro promissor, começando pela base de uma alimentação nutritiva e de qualidade.

Foi para desconstruir essa ideia que o Instituto Eurofarma realizou, em agosto, o 4º Encontro de Famílias, em Itapevi e São Paulo, com a temática “Mentalidades Matemáticas”. O programa, co-criado pelo Instituto Sidarta e pelo centro de pesquisas YouCubed, da Universidade de Stanford, busca promover uma educação matemática mais aberta, criativa e visual, conectada à realidade dos estudantes. A proposta valoriza a investigação, diferentes formas de resolução e, sobretudo, a inclusão e a mobilidade socioeconômica por meio do aprendizado. Durante o encontro, alunos e familiares tiveram a chance de aprender matemática de maneira lúdica e prazerosa. “A proposta mostra que todos têm capacidade de aprender em altos níveis. O erro deixa de ser fracasso e passa a ser oportunidade de aprendizado. Com atividades como planejar viagens ou calcular sabores de sorvete, as crianças descobrem que a matemática é universal, útil e acessível a todos”, explica a educadora Luana Silva. Fernanda, mãe da aluna Helena, contou que a experiência no encontro a fez enxergar a matemática de outra forma. Para ela, a ideia é criativa porque envolve as famílias, desperta a memória e estimula o raciocínio além da rotina do dia a dia. “Se eu tivesse aprendido matemática desse jeito, teria gostado muito mais. Hoje percebo que usamos a disciplina em tudo, não apenas na escola”, disse. Segundo Jo Boaler, criadora da metodologia, convidar os estudantes a raciocinar sobre ideias matemáticas e valorizar as diferentes formas de pensamento torna o aprendizado mais profundo e estimulante.

